Visitas periódico Canariasahora

lunes, 25 de abril de 2011

Linda Martini



Que quede claro...que hay un colaborador con raíces gallegas...
O início data de 2003, quase todos os membros passaram por bandas de Punk Rock e Hardcore antes de se juntarem para fazerem os Linda Martini. A banda consiste em André Henriques na guitarra e voz , Pedro Geraldes na guitarra, Hélio Morais na bateria (que também é baterista nos If Lucy Fell), e Cláudia Guerreiro no baixo. Do passado punk e hardcore herdaram a atitude descomprometida e sincera com que encaram a sua música.

A origem do nome da banda deve-se a uma amiga de Pedro Geraldes que se chamava Linda Martini,conhecendo-a quando esta efectuou o programa Erasmus em Lisboa.Ela ainda hoje vê com estupefacção uma banda com o seu nome: Linda Martini.

Em 2005 lançam uma maquete homónima de quatro temas que rapidamente é difundida em pequenos concertos e via Internet – muito por culpa do fenómeno “Myspace.com”. Pouco tempo depois, é nesse mesmo espaço de partilha que a recém criada editora Naked os descobre.

Rapidamente os concertos da banda se tornam fenómeno de afluência, ficando na memória a enchente das Fnacs do Colombo e Sta. Catarina, ou o calor que se fez sentir numa ZDB pequena demais para tantos curiosos e convertidos. Em paralelo, o tema «Amor Combate» ganha airplay na rádio, alargando o auditório da banda aos ouvintes mais incautos.

O crescente burburinho e a consequente falta de meios logísticos para dar vazão às encomendas de maquetes caseiras (impressas em casa em formato CDR), precipitam a edição do EP «Linda Martini». O EP é composto pelos 4 temas da maquete de estreia que aqui são remasterizados pela mão de Niels Kinsela, baixista dos God is an Astronaut. O projecto de gravar um álbum tomava forma e, em Outubro de 2005, a banda entra em estúdio para registar os temas novos que amadureceu ao vivo.

2006 trouxe momentos marcantes. A parceria com a banda irlandesa God is an Astronaut leva-os a uma tour com passagem por Dublin, Waterford e Londres. Inesquecíveis serão os mais de 600 irlandeses que freneticamente aplaudiram a banda na sua primeira actuação fora de portas.

A passagem pelos festivais Super Bock Super Rock e Sudoeste consolidou o fenómeno e deixou expectativas em relação ao álbum de estreia.

«Olhos de Mongol» foi editado a 30 de Outubro de 2006. O título faz referência ao escritor norte-americano Henry Miller que assim descreve a troca de olhares entre perfeitos desconhecidos que, por nenhuma outra razão além do olhar, estabelecem uma empatia imediata.

Na primeira semana em que foi disponibilizado no myspace da banda, o primeiro single «Cronófago» foi escutado por mais de 5 mil pessoas.

Em Novembro de 2010 os Linda Martini apresentaram o novo álbum Casa Ocupada, que imediatamente tomou os Tops de vendas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario